domingo, 14 de abril de 2013

"Um amigo diferente? " Teatro acessível.

 Hoje quero contar pra vocês sobre uma peça de teatro mara, que fui esse final de semana.
Quem já viu uma peça de teatro com todos os recursos de acessibilidade??
Coisa rara!! Essa peça veio do Rio de Janeiro é uma produção do grupo de teatro OS INCLUSOS E OS SISOS da Escola de Gente.


Fundada em abril de 2002 - A Escola de Gente - comunicação em Inclusão é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que trabalha a favor da inclusão de grupos em situação de vulnerabilidade na sociedade, especialmente crianças, adolescentes e jovens com deficiência. Através de ações de Comunicação, Cultura e Educação, a Escola de Gente tem como objetivo democratizar o conceito e a pratica da sociedade inclusiva.


A Claudia Werneck, nossa querida "embaixadora" da inclusão é jornalista, escritora, idealizadora e fundadora da Escola de Gente.


Oh! Que legal!!! Encontrei meu amiguinho Dante e sua mãe Aléxia.


Eu experimentei o recurso de audiodescrição, só para conhecer. Com este fone de ouvido a pessoa cega vai entender tudo que acontece na peça, mesmo quando nada é falado como caretas gestos, a dança e as roupas das personagens. Muito legal!!!


Tinha uma interprete de libras, para as pessoas surdas que se comunica pela língua de sinais brasileira, feita com as mãos, rosto e corpo. Parece mímica mas não é.


O Bandidão, adorei esse personagem!!!


O fiel amigo do Lucas, um menino diferente?


A Leandra é uma garota muito descolada!




As trigêmeas apesar de parecidas fisicamente, tem gostos e pensamentos diferentes.





O Dante ficou encantado e encantou o elenco.





"Você imagina que eu só ando de cadeira de rodas e que minhas pernas não obedecem a vontade que eu tenho de sair correndo por aí. E se fosse assim? Nem por isso meus pensamentos seriam menos velozes do que os seus."



"Sabem o que descobri... Que não importa tanto assim se a minha diferença é grande, do tamanho de um elefante ou pequena do tamanho de uma joaninha. E depois, vai ver que você já brincou com muita gente diferente sem ter notado isso. Uma coisa eu garanto. Posso te entender e ser entendido. Te ajudar e ser ajudado. E, aos poucos, me tornar seu grande e inseparável amigo. Topa? 
(Um amigo Diferente? - Claudia Werneck)


3 comentários:

Anônimo disse...

Foi um grande prazer ter a Tina na plateia!

Um beijão pra Tina e pra Marta! :D

Patrícia

(a Mãe da peça)

Claudio Serra disse...

que lindo! obrigado pela presença, Tina!
beijo
Claudio Serra
ou
bandidão

tina descolada disse...


Clap clap clap para todos!!!
Adorei conhecer vcs Patricia e Bandidão!!
Todos os atores mandaram bem demais!!
bjk